Destinos Turísticos do Paraná - Curitiba

Litoral Paranaense

 

A Hostelling International oferece um hostel em Curitiba para acolher aqueles que vem conhecer esta incrível cidade. Considerada Capital Ecológica do país, seus parque e bosques encantam os visitantes. Ótimas opções para uma caminhada no verão e piqueniques no inverno!

 

Conheça o hostel

Hostel Roma

 



Curitiba
, a capital do Estado do Paraná, é uma das cidades que mais caracteriza a miscigenação cultural que se deu no sul do país. Colonizada por portugueses, é um misto da cultura de seus colonizadores, somado aos dos imigrantes italianos, alemães, holandeses, japoneses, entre muitos outros.

Uma cidade de muitos rostos, muitos sotaques, muitas paisagens, e que dá muito valor à sua história e à sua gente. Eleita por muitas vezes a cidade com melhor qualidade de vida, e também Capital Ecológica e Capital Modelo.

O turismo em Curitiba é marcado pelos viajantes que se deslocam à cidade por motivos de negócios e/ou eventos, e muitos também a visitam para experimentar o lazer curitibano durante suas férias e feriados. É muito comum receber na cidade turistas estrangeiros que incluem Curitiba em seu roteiro de viagem.

Na capital paranaense há alguns atrativos turísticos “imperdíveis”, aqueles que sempre estarão no menu tradicional dos passeios vendidos pelas agências de receptivo. O Jardim Botânico é um dos principais cartões postais da cidade, com seu jardim em modelo francês e sua estufa de ferro e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Ali funciona um centro de pesquisas da flora do Paraná e o Jardim das Sensações, onde vendado o visitante pode “ver as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra”.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) – ou Museu do Olho como os curitibanos o chamam – é considerado um dos mais bonitos e importantes do mundo. Foi projetado pelo grande arquiteto que o nomeia e sempre traz à cidade exposições de especial valor artístico em âmbito global, além de conter obras de impacto da autoria de renomados artistas paranaenses. No MON ocorrem eventos culturais como apresentações musicais e de dança em seu auditório, e no seu espaço externo existe uma área verde conhecida como “Parcão”, onde os residentes costumam fazer “picnics” ou passear com seus animais de estimação.

No setor histórico ficam monumentos importantes como a Catedral, a Praça Tiradentes com o marco zero da cidade e o Largo da Ordem, espaço que conta com belos prédios antigos, restaurantes, bares e lojas de artesanato. No domingo até às 14h se reúnem artesãos locais para a Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, ou Feirinha do Largo da Ordem, muito procurada por turistas. A uma pequena distância a pé dali está o Paço da Liberdade, prédio que foi construído em 1916 para abrigar a primeira sede da Prefeitura. Conta com biblioteca, sala de internet, estúdio de gravação para bandas paranaenses, salas onde ocorrem cursos diversos, exposições e concertos. Também conta com o Café do Paço, com ambiente aconchegante e apresentações musicais em alguns dias.

A Ópera de Arame é outro marco da cidade, com sua arquitetura diferenciada. Foi construído em 1992 em estrutura tubular e já foi palco de grandes acontecimentos culturais e artísticos da cidade assim como sua vizinha, a Pedreira Paulo Leminski que fica ao lado da Ópera. Estima-se que até o final de 2013 a Pedreira estará reaberta em condições adequadas para receber grandes shows e concertos, graças à manifestação da população curitibana.

A Torre Panorâmica ou Torre da Telepar, de 110 metros de altura, é outro ponto interessante para visitação por contar com um mirante com vista de 360 graus da cidade, o que permite ao turista visualizar o planejamento urbano de Curitiba.

Santa Felicidade é outra parada obrigatória, por ser o bairro com maior expressão gastronômica da cidade, sendo voltada à imigração italiana. Ali há restaurantes, vinícolas, mercearias, e muitas lojas de móveis e artesanato.

Os Parques da cidade também são, além de funcionais, dotados de grande beleza – como o Tanguá, o Barigui, o Tingui e o São Lourenço. Já os espaços de lazer são muitos: museus, centros culturais, e teatros como o Teatro Guaíra e o Teatro Paiol.

É importante saber que estes atrativos não são apenas voltados para os turistas: são espaços de lazer, cada qual com sua finalidade, que são amplamente utilizados pelos curitibanos.

Estes atrativos e outros poderão ser conhecidos com a Linha Turismo, linha de ônibus que faz um roteiro circular e que permite ao visitante fazer 4 paradas.

Curitiba ainda se fortalece cada vez mais como destino de inverno, para quem gosta de curtir o friozinho com muito lazer, compras e boa gastronomia, e como destino de Natal. A partir de novembro vários eventos acontecem na cidade, sendo o mais famoso deles a apresentação do Coro natalino das crianças no Palácio Avenida, espetáculo de som, luzes e fogos inigualável.

Já nos arredores da cidade o Turismo Rural é muito desenvolvido, assim como outras atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Paraná. Em poucos minutos o turista encontra cenários e roteiros diferenciados, voltados a todos os gostos e idades.

Se você procura uma hospedagem econômica em Curitiba, você poderá encontrar o Hostel Roma – instalado no hotel mais antigo de Curitiba e está localizado bem no centro da cidade, com ampla área interna.

Quer saber mais? Entre em contato com a Associação de Hostels do Paraná, representante oficial da HI Hostel Brasil no estado!

 

Voltar a Destinos

Hostels em Destaque

Oka Brasil Hostel

O Oka Brasil Hostel está localizado em um bairro nobre de Campo Grande (MS), próximo ao centro, a bares e restaurantes.

Adrena Sport Hostel

O novo HI Hostel está localizado no coração de uma das regiões mais prestigiadas de Belo Horizonte (MG), o bairro Savassi.

Hostel Rua da Direita

O Hostel tem localização totalmente privilegiada, no belíssimo centro histórico de Pirenópolis (GO).


Cadastre-se

Para receber nossa Newsletter por e-mail